As sondas e demais equipamentos utilizados nas operações de sondagem possuem partes que só podem ser acessadas por profissionais capacitados e nos momentos apropriados. O acesso indevido ou em momentos inoportunos pode ocasionar danos à integridade física. O controle dos equipamentos ou partes destes é feito por chaves, cadeados e sinalização, desta maneira violar os bloqueios ou descumprir as normas é facilmente praticável e tem ocorrido com frequência.
Utilizaremos a plataforma OperationsManager. Ela traz uma nova perspectiva na gestão ágil de cadastramento e mobilização de equipamento e colaboradores, além de acompanhamento contínuo automático de certificações para a execução de atividades, com alarmes de vencimento e proposição de cronograma para treinamentos de reciclagem baseado no histórico de cada colaborador. A plataforma apresenta workflow de aprovações baseados em permissões de diferentes usuários bem como a possibilidade de integração dos dados com outros ferramentas gerenciais. A integração da plataforma com sistemas pré existentes para acesso de informações de pessoal (também podem ser cadastrados diretamente na plataforma) permite que os responsáveis pelo gerenciamento de pessoal (interno ou de terceiras) adicionem de forma dinâmica os certificados de treinamento e permissões necessários. Dessa maneira, o gestor poderá determinar para cada colaborador quais os treinamentos recorrentes mandatórios e a frequência necessárias para a execução de diferentes tarefas, como por exemplo, o acesso seguro a equipamentos móveis. Ainda é possível determinar pelo sistema quais são as certificações necessárias para as diferentes classes de equipamentos móveis cadastrados no sistema para que seus operadores possam executar determinada tarefa. No cadastro dos equipamentos, os gestores poderão adicionar diferentes tipos de informações incluindo o número de série de TAGs e cadeados bluetooth pré-existentes ou fornecidos pela Hitemp.
Quando propusemos o projeto “intervenção Segura a Equipamentos Móveis de Mineração, na nossa mente vinha a imagem de uma solução futurística. Onde o acesso às zonas de perigo destes equipamentos, partes quentes, móveis e rotativas, seriam acessadas como em filmes de ficção científica, com as proteções abrindo a partir do reconhecimento da íris ou da digital. Contudo, durante as etapas de seleção, percebemos que o simples é melhor. A Hitemp trouxe uma solução que faz o controle de todos os requisitos exigidos para acesso às zonas de perigo, com cadeados com tecnologia bluetooth, os quais somente abrem por reconhecimento facial e/ou digital por meio dos smartphones, dispositivo disponível em todas as nossas frentes de trabalho. Dessa forma, concluímos o projeto com a certeza de que temos uma solução que permitirá que apenas colaboradores capacitados, habilitados e autorizados realizaram intervenções nos equipamentos móveis de mineração. Agradecemos a Hitemp por adaptar a solução a todas as mudanças necessárias ao longo do percurso, como adaptar a solução para garantir acesso seguro as salas elétricas. E ao time na Neo Ventures por garantir o cumprimento dos prazos de uma forma muito leve. Aprendemos muito com todos vocês.
Marcelo Aniceto | Diretoria de Projetos de Capital
Alcimar Silva e Anderson Vidal | Diretoria de Geociências
A plataforma disponibiliza um aplicativo mobile para os colaboradores o qual armazena em seu banco de dados informações cadastradas no sistema de treinamentos e certificados bem como quais equipamentos estes podem operar. O aplicativo apresenta um scanner para identificação das TAG bluetooth identificando o uso dos equipamento. Ao utilizar o equipamento, o aplicativo envia para o sistema que um colaborador está utilizando o equipamento. Caso o colaborador não apresente permissão para operação, um alarme é acionado. Caso o equipamento possua sistema de telemetria próprio e utilizem sistemas sem fio, a Hitemp poderá realizar a liberação de uso via aplicativo.
Resultados Alcançados;
Controle de permissões de recursos humanos
•Automação do gerenciamento de certificados
•Liberações de acesso à equipamentos
•Rastreabilidade do uso de equipamentos e por qual colaborador
•Previsibilidade de disponibilidade de recursos humanos aptos
•Redução no numero de não conformidades
•Redução de risco de acidentes
•Redução de custo
•Tomada de decisão ágil
Outros Projetos
Melhoria nas Condições das Pistas de Mineração
A ocorrência de problemas nas pistas de mineração traz perda de eficiência ao processo produtivo, além de um aumento no risco de acidentes dos equipamentos utilizados. Acidentes estes que acontecem frequentemente, devido a condições ambientais e meteorológicas,...
Gestão de Comunicação e Relatório Diário de Obras
No desafio de "Gestão da Comunicação e Relatório Diário de Obras" foi elucidado que os relatórios diários de obra emitidos por formulários físicos, compilados manualmente para arquivos digitais e armazenados em formato PDF geram atrasos, retrabalho, e dificuldade no...