A ocorrência de problemas nas pistas de mineração traz perda de eficiência ao processo produtivo, além de um aumento no risco de acidentes dos equipamentos utilizados. Acidentes estes que acontecem frequentemente, devido a condições ambientais e meteorológicas, impondo uma grande complexidade na localização e reparo dos acessos, sem afetar o fluxo de operação.
O módulo de gestão de equipamentos e pessoas da plataforma Operations Manager permite a integração do fluxo de informações, desde o equipamento até a gerência da operação. A plataforma possibilita o controle de operação pelo estabelecimento e monitoramento dos limites de distância entre equipamentos, velocidade de trajeto e troca de marcha, além de automatizar o flux de informações, desde a detecção de problemas nas pistas, bem como o controle de procedimentos para correção destes. Adicionalmente, a solução apresenta dashboards e mapas de calor com análises estatísticas mais detalhadas, permitindo assim o planejamento de ações preventivas.
O desenvolvimento da solução em parceria com a Hitemp foi um grande sucesso. A integração entre a equipe da Startup e o time da Alcoa foi muito efetiva, superando juntos todos os desafios que surgiram ao longo do caminho. A Hitemp se mostrou muito eficiente em propor soluções e adaptações sempre que necessário. Essa sinergia foi fundamental para que fosse possível superar todas as expectativas iniciais quando o desafio foi proposto. Outro ponto extremamente importante foi a abertura e entrega para que fossemos além e buscassemos uma ferramenta mais completa e robusta.
Sabemos que a tecnologia é a principal aliada para o aumento de produtividade que buscamos no setor da mineração. Nosso desafio para monitoramento das condições das pistas e ao mesmo tempo ter um sistema anti-colisão de baixo custo irá permitir a nossa atuação de forma rápida na manutenção dos acessos e ainda ter mais um controle crítico para evitar colisões e acidentes. Este produto tem muito valor para a mineração já que é uma solução muito versátil, flexível e porsonalizavel para cada operação e que se mostrou entregar o resultado esperado. Esperamos no médio prazo prever e reduzir o tempo de reparo das pistas, aumentando a produtividade do transporte de minério além, é claro, de garantirmos mais segurança em nossas operações.Felipe Alves | Engenheiro de Desenvolvimento de Mineração
O processo de validação consistiu em testes em campo da plataforma, com a instalação dos dispositivos inteligentes com sensores Lidar nos equipamentos de transporte de minério, bem como o uso da plataforma gerencial e aplicativos mobile. Foi observado que o tempo médio de apontamento de problemas encontrados e a disponibilização desses dados para a tomada de decisão de correção foi abaixo de 01 hora. Além isso, foi observado que, com o uso do sistema, os controles de distância mínima entre equipamentos e velocidade foram respeitados.
Os principais ganhos com o uso da solução estão ligados ao aumento de segurança dos operadores e equipamentos, aumento de eficiência de produção, além da possibilidade de atuações preventivas.
Outros Projetos
Gestão Digital de Treinamentos Legais e Obrigatórios
O desafio de “Gestão Digital de Treinamentos Legais e Obrigatórios” da mineradora Anglo American consiste em dar suporte à atual gestão dos dados de treinamentos e capacitações, que não só é grande em quantidade de dados, mas também em diversidade, que acaba causando...
Gestão de Comunicação e Relatório Diário de Obras
No desafio de "Gestão da Comunicação e Relatório Diário de Obras" foi elucidado que os relatórios diários de obra emitidos por formulários físicos, compilados manualmente para arquivos digitais e armazenados em formato PDF geram atrasos, retrabalho, e dificuldade no...